Ecosite
Em 2020 a operadora TIM enfrentando problemas de superaquecimento e vazamentos nos postes inteligentes que estavam sendo instalados, chamou a Ergo, já fornecedor de longa data de soluções de Telecomunicações para esse cliente, perguntando se uma solução para esses problemas poderia ser desenvolvida. Uma solução de hospedagem com controles de termodinâmica e mecânica dos fluidos foi desenvolvida para o cliente, ela foi denominada ECOSITE. Todavia ainda era necessário o sensoriamento e atuação remotos para que a operação a distância fosse viabilizada.
A partir desse momento a Nas Ondas entrou desenvolvendo um controle remoto das variáveis ambientais (temperatura, humidade, pressão atmosférica e qualidade do ar), consumo e geração de energia elétrica, iluminação pública inteligente, invasão de perímetro e a reação necessária para corrigir os problemas que possam acontecer em cada área.
Todas as soluções foram criadas de forma escalável e sustentável, usando-se os conceitos de inovação não disruptiva e telemetria com padrões abertos e globais, como o LoRaWAN